Atualização da API em 2 semanas
7 Maio 2025, 10:00
Dentro de duas semanas, durante o fim de semana de 24 de maio, implementaremos a nova API EasyWebshop. Para o nosso público menos técnico: a API estabelece a ligação entre a sua loja virtual e plataformas externas, como fornecedores de pagamento, serviços de entrega e aplicações de escritório. Permite também criar relatórios personalizados, aceitar ou recusar clientes em tempo real e sincronizar vendas e inventário com aplicações locais.
Graças à compatibilidade com as práticas gerais e os padrões da indústria, será muito mais fácil criar novas ligações API, possivelmente com o auxílio de código gerado por IA. Isto elimina uma importante barreira financeira para pequenas empresas que desejam construir elas próprias ligações personalizadas.
A contratação de um programador web experiente continuará a ser possível durante o Verão do web design, que organizaremos pela terceira vez, com início a 21 de junho de 2025.
Alterações à API
Se utiliza atualmente a API, terá de atualizar – ligeiramente – a sua ligação. Se não utiliza a API, pode ignorar esta parte técnica mais enfadonha.
- Autenticação com tokens
- Quando a nova API for implementada, recomenda-se a criação de um token em Definições da API, a configuração das permissões e a alteração do método do cabeçalho de Autorização de "Basic" para "Bearer SEU_TOKEN_API". A autenticação básica com contas de administrador continuará funcional, mas será descontinuada até ao final deste ano. A autenticação com o endereço de e-mail e a palavra-passe da conta principal deixará de ser possível.
- Predefinição para JSON
- Quando a API atual foi lançada em 2012, o formato XML foi escolhido como predefinição. A nova API utilizará JSON como predefinição, mas ainda poderá mudar para XML adicionando a query string "?format=xml" ao URL.
- Compatibilidade com esquemas JSON-LD padrão
- Os produtos seguirão o schema.org/Product sempre que possível. A alteração mais importante é que "product_code" muda para "productID". Os pedidos seguirão o schema.org/Order. A alteração mais importante aqui é que "order_code" muda para "orderNumber".
- Pontos de entrada da API simplificados
- Os pontos de entrada como "productlist" deixarão de funcionar. Os quatro pontos de entrada válidos são: "category", "product", "customer" e "order".
- Carregamento de fotografias de produtos
- Deixará de existir um método separado para carregar fotografias. Simplificámos este processo e tornámos possível anexar fotografias ao inserir e atualizar produtos.
- Nomes de categorias, nomes e descrições de produtos
- Será possível inserir e atualizar nomes de categorias, nomes e descrições de produtos em todos os idiomas, mesmo que o idioma não esteja ativado na loja virtual.
- Estrutura no API Push será ligeiramente diferente
- O API Push é utilizado para enviar informações de Clientes e Pedidos em tempo real. A estrutura terá melhor compatibilidade com schema.org/Person e schema.org/Order.
- Criação de ligações API mais bem documentada
- Ligar fornecedores de pagamento, serviços de entrega e aplicações de escritório será muito mais fácil. A nova documentação fornecerá exemplos extensos para configurar rapidamente tais ligações.
A nova API será totalmente documentada na página de documentação da API em todos os 20 idiomas. O nosso serviço de apoio estará disponível durante o fim de semana da implementação para o ajudar rapidamente a efetuar alterações à sua implementação existente.
- Introdução
- Gestão de produtos
- Configuração da loja online
- Configuração da conta e da loja
- Métodos de pagamento e Prestadores de Serviços de Pagamento
- Facturas e Termos & Condições
- Definição dos custos de envio
- Descontos e sobretaxas
- Registo e transferência de nomes de domínio
- Loja Multilingue
- Ligação a plataformas externas
- Endereços web personalizados
- Gestão de múltiplas webshops (Multishop)
- E-mails automáticos para clientes
- Desenho de um belo layout
- Gestão de encomendas
- Marketing
- Módulos
- Cópias de segurança e exportação de dados
- Email e correio web
- Contas do administrador
- Fotos de alta qualidade
- Autenticação de dois factores
- Etiquetas
- Meta tags - Verificação do site
- Bate-papo ao vivo
- Slideshow
- Análise dos visitantes - Google Analytics
- Filtros
- Ponto de Venda (POS)
- Campos do formulário
- Produtos digitais ou virtuais
- Sistema de reservas Symcalia
- Livro de visitas
- Contactar o helpdesk