Atualização da API em 2 semanas

7 Maio 2025, 10:00

Dentro de duas semanas, durante o fim de semana de 24 de maio, implementaremos a nova API EasyWebshop. Para o nosso público menos técnico: a API estabelece a ligação entre a sua loja virtual e plataformas externas, como fornecedores de pagamento, serviços de entrega e aplicações de escritório. Permite também criar relatórios personalizados, aceitar ou recusar clientes em tempo real e sincronizar vendas e inventário com aplicações locais.

Imagem de programadores

Graças à compatibilidade com as práticas gerais e os padrões da indústria, será muito mais fácil criar novas ligações API, possivelmente com o auxílio de código gerado por IA. Isto elimina uma importante barreira financeira para pequenas empresas que desejam construir elas próprias ligações personalizadas.

A contratação de um programador web experiente continuará a ser possível durante o Verão do web design, que organizaremos pela terceira vez, com início a 21 de junho de 2025.

Alterações à API

Se utiliza atualmente a API, terá de atualizar – ligeiramente – a sua ligação. Se não utiliza a API, pode ignorar esta parte técnica mais enfadonha.

Permissões da API

Autenticação com tokens
Quando a nova API for implementada, recomenda-se a criação de um token em Definições da API, a configuração das permissões e a alteração do método do cabeçalho de Autorização de "Basic" para "Bearer SEU_TOKEN_API". A autenticação básica com contas de administrador continuará funcional, mas será descontinuada até ao final deste ano. A autenticação com o endereço de e-mail e a palavra-passe da conta principal deixará de ser possível.
Predefinição para JSON
Quando a API atual foi lançada em 2012, o formato XML foi escolhido como predefinição. A nova API utilizará JSON como predefinição, mas ainda poderá mudar para XML adicionando a query string "?format=xml" ao URL.
Compatibilidade com esquemas JSON-LD padrão
Os produtos seguirão o schema.org/Product sempre que possível. A alteração mais importante é que "product_code" muda para "productID". Os pedidos seguirão o schema.org/Order. A alteração mais importante aqui é que "order_code" muda para "orderNumber".
Pontos de entrada da API simplificados
Os pontos de entrada como "productlist" deixarão de funcionar. Os quatro pontos de entrada válidos são: "category", "product", "customer" e "order".
Carregamento de fotografias de produtos
Deixará de existir um método separado para carregar fotografias. Simplificámos este processo e tornámos possível anexar fotografias ao inserir e atualizar produtos.
Nomes de categorias, nomes e descrições de produtos
Será possível inserir e atualizar nomes de categorias, nomes e descrições de produtos em todos os idiomas, mesmo que o idioma não esteja ativado na loja virtual.
Estrutura no API Push será ligeiramente diferente
O API Push é utilizado para enviar informações de Clientes e Pedidos em tempo real. A estrutura terá melhor compatibilidade com schema.org/Person e schema.org/Order.
Criação de ligações API mais bem documentada
Ligar fornecedores de pagamento, serviços de entrega e aplicações de escritório será muito mais fácil. A nova documentação fornecerá exemplos extensos para configurar rapidamente tais ligações.

A nova API será totalmente documentada na página de documentação da API em todos os 20 idiomas. O nosso serviço de apoio estará disponível durante o fim de semana da implementação para o ajudar rapidamente a efetuar alterações à sua implementação existente.


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