Definição dos custos de envio
Existem várias formas de fazer chegar os seus produtos aos seus clientes. Os seus clientes podem ir buscá-los eles próprios, você pode entregar os produtos aos seus clientes ou utilizar um serviço de envio ou entrega.
Os custos de envio podem ser calculados nos preços dos seus produtos e também pode definir custos de envio separados. O custo de envio é determinado por quatro parâmetros:
- O peso total do carrinho de compras
- O país de destino
- A cidade, província ou região geográfica de destino
- O método de envio ou serviço de entrega utilizado
Pode definir os custos de envio em Configurações > Custos de envio.
Se Custos de envio não for apresentado no menu, primeiro ajuste o nível de experiência do utilizador para Avançado, em Configurações > Mais opções > Nível de experiência do utilizador.
Adicionar custos de envio
Clique no botão Novo custo de envio para adicionar uma nova regra de envio. Pode adicionar várias regras de envio, cada uma aplicável a um determinado método de envio, classe de peso, país, região geográfica ou cidade.
- País
- Mundial: um custo de envio para envio para qualquer parte do mundo (envio internacional). Se não houver um custo de envio para todo o mundo, o cliente só pode escolher entre uma seleção de países adicionados.
País: um custo de envio para o país selecionado. - Código postal
- Pode definir um custo de envio separado por cidade ou código postal. Isto pode ser utilizado, por exemplo, se fornecer um custo de envio mais baixo para os seus clientes que vivem perto. Pode introduzir um código postal ou o nome de uma cidade, mas recomenda-se que introduza um código postal, pois é menos provável que os seus clientes o digitem incorretamente.
Pode utilizar o wildcard * (asterisco) para códigos postais, cidades ou províncias que comecem ou terminem com um determinado padrão. Por exemplo: 8* aplicar-se-ia a todos os códigos postais que começam por 8.Este campo só é visível quando há um país adicionado para o código postal. - Método de envio
- Seleccione o método de envio ou o serviço de entrega. Também pode adicionar métodos de envio personalizados. Recomenda-se que adicione um método de envio retirada na loja que esteja disponível globalmente. Desta forma, os seus clientes poderão sempre encomendar, mesmo que vivam num país onde você não envia os produtos.
- Comentários
- Um comentário opcional para o método de envio. Pode ser, por exemplo, o local de recolha de um ponto de recolha.
- Peso mínimo
- O peso mínimo para o custo de envio, o valor predefinido é 0. Pode escolher se quer introduzir o peso em quilogramas ou em gramas Por padrão, os pesos são exibidos na unidade base do SI Kilograma.
- Peso máximo
- O peso máximo para o custo de envio. Se não houver um máximo, pode introduzir 100000 para que o peso do carrinho de compras seja sempre inferior a este máximo (a não ser que venda montanhas, caso em que precisará de máximos mais elevados).
- Preço
- O preço ou a taxa deste custo de envio na moeda predefinida da loja virtual. Se o IVA for aplicável, os preços de envio devem incluir o IVA. Para o método de envio Recolha na loja, recomenda-se que defina o preço para 0.
Clique em Salvar para adicionar a regra de envio. Repita este procedimento para adicionar mais métodos de envio, localizações e classes de peso. Pode utilizar as mesmas taxas que o seu transportador ou pode definir as suas próprias taxas.
Quando as regras de envio se sobrepõem (por exemplo, devido à sobreposição de pesos), o custo de envio mais baixo por método de envio será mostrado na sua loja.
Quando existem lacunas nas regras de envio (por exemplo, pesos que não estão definidos), não serão apresentados custos de envio no checkout. Os clientes poderão sempre efetuar a sua encomenda, mesmo que os custos de envio estejam configurados incorretamente ou não estejam definidos.
Pode testar se os custos de envio funcionam como esperado fazendo uma encomenda de teste. Depois, pode eliminar as suas encomendas de teste em Gestão > Encomendas.
Províncias e regiões
Pode definir um custo de envio separado para uma província ou região. Na aplicação, estão predefinidas várias regiões, pelo que não tem de introduzir todos os códigos postais manualmente. Introduza as seguintes regiões exatamente como são mostradas aqui no campo Código postal.
Províncias da Bélgica
Brussels Hoofdstedelijk Gewest, Provincie Waals-Brabant, Provincie Vlaams-Brabant, Provincie Antwerpen, Provincie Limburg, Provincie Luik, Provincie Namen, Provincie Henegouwen, Provincie Luxemburg, Provincie West-Vlaanderen, Provincie Oost-Vlaanderen.
Departamentos em França
Ain, Aisne, Allier, Alpes-de-Haute-Provence, Hautes-Alpes, Alpes-Maritimes, Ardèche, Ardennes, Ariège, Aube, Aude, Aveyron, Bouches-du-Rhône, Calvados, Cantal, Charente, Charente-Maritime, Cher, Corrèze, Corse-du-Sud, Haute-Corse, Côte-d'Or, Côtes-d'Armor, Creuse, Dordogne, Doubs, Drôme, Eure, Eure-et-Loir, Finistère, Gard, Haute-Garonne, Gers, Gironde, Hérault, Ille-et-Vilaine, Indre, Indre-et-Loire, Isère, Jura, Landes, Loir-et-Cher, Loire, Haute-Loire, Loire-Atlantique, Loiret, Lot, Lot-et-Garonne, Lozère, Maine-et-Loire, Manche, Marne, Haute-Marne, Mayenne, Meurthe-et-Moselle, Meuse, Morbihan, Moselle, Nièvre, Nord, Oise, Orne, Pas-de-Calais, Puy-de-Dôme, Pyrénées-Atlantiques, Hautes-Pyrénées, Pyrénées-Orientales, Bas-Rhin, Haut-Rhin, Rhône, Metrópole de Lyon, Haute-Saône, Saône-et-Loire, Sarthe, Savoie, Haute-Savoie, Paris, Seine-Maritime, Seine-et-Marne, Yvelines, Deux-Sèvres, Somme, Tarn, Tarn-et-Garonne, Var, Vaucluse, Vendée, Vienne, Haute-Vienne, Vosges, Yonne, Territoire de Belfort, Essonne, Hauts-de-Seine, Seine-Saint-Denis, Val-de-Marne, Val-d'Oise, Guadeloupe, Martinique, Guyane, La Réunion, Mayotte
Regiões de Espanha
Islas Baleares
Regiões dos Países Baixos
Waddeneilanden
Lembre-se que também pode usar wildcards no campo do código postal caso a região que pretende não esteja predefinida.
Editar ou eliminar um custo de envio
Depois de adicionar os custos de envio, verá uma lista de todos os custos de envio que adicionou.
Com os ícones de edição e eliminação pode alterar os custos de envio ou eliminá-los.
Ao eliminar um país dos custos de envio, os custos de envio para os códigos postais dentro desse país também serão eliminados.
Terá de confirmar se pretende eliminar um custo de envio. Não é possível anular a eliminação de um custo de envio. Terá de adicionar novamente o custo de envio.
Serviços de entrega
Pode ligar serviços de entrega à sua loja. O endereço dos seus clientes será enviado para o serviço de entregas e uma encomenda será criada automaticamente. Alguns serviços de entrega permitem que os seus clientes escolham um ponto de recolha num mapa.
- Configure os seus métodos de envio e os custos de envio como pretendido
- Navegue até Configurações > Mais opções > Ligações para escolher um Serviço de entrega
- Clique no botão Adicionar e siga as instruções para se conectar
Necessitará de uma conta no serviço de entrega para receber as suas credenciais API que lhe permitirão ligar a sua loja virtual ao serviço de entrega. Os serviços de entrega disponíveis em Connections podem ser ligados de uma forma fácil de utilizar. Normalmente o processo envolve apenas copiar e colar duas chaves para completar a ligação.
Todas as conexões para os serviços de entrega disponíveis estão documentadas no wiki:
É possível que um desenvolvedor escreva conexões extras para serviços de entrega mediante solicitação. Pode contactar-nos para uma oferta de preço.
Descontos de envio gratuito
Com a funcionalidade descontos e sobretaxas pode oferecer portes gratuitos para condições predefinidas ou para uma combinação de condições.
Alguns exemplos:
- Envio gratuito se o cliente comprar 50 € ou mais
- Envio gratuito na Suécia se o cliente comprar pelo menos 3 produtos
- Envio gratuito para clientes do grupo Clientes Premium
Também são possíveis estruturas de desconto mais complexas, mas recomendamos que as mantenha simples para não confundir os seus clientes ou oferecer acidentalmente portes de envio gratuitos.
Não adicione mais do que uma regra de desconto de envio gratuito. Se as regras de desconto forem demasiado complexas, acabará por se tornar uma confusão. O nosso serviço de apoio não intervirá se ocorrerem descontos indesejados quando forem combinadas mais de 3 regras de desconto.
Perguntas frequentes sobre os portes de envio
- Recebi uma encomenda sem custos de envio
- Certifique-se de que existe um custo de envio definido para o peso total do carrinho de compras. Por exemplo: os custos de envio estão definidos de 1Kg a 5Kg. Mas para uma encomenda, o peso total pode ser 0,5 kg ou 15 kg. Neste caso, o seu cliente não verá os custos de envio. Adicione um custo de envio de 0Kg a 1Kg e de 5Kg a 100000Kg.
- O meu cliente não consegue escolher um método de envio
- Por vezes, têm de ser cumpridas determinadas condições antes de ser apresentado um método de envio. Por exemplo: o cliente deve primeiro selecionar o país ou introduzir um código postal antes de a aplicação poder apresentar os métodos de envio disponíveis para esse local.
- Recebi uma encomenda mas os custos de envio foram calculados incorretamente
- Normalmente, uma regra de custo de envio está definida incorretamente. Faça exatamente a mesma encomenda de teste na sua loja e veja como são calculados os custos de envio. Verifique na interface de gestão de envios qual a definição aplicável e corrija-a, se necessário.
- É apresentado um texto na gestão de envios: Sem custos de envio
- Quando existem lacunas nos pesos de expedição, é apresentada uma mensagem de aviso Sem custos de expedição. Isto deve-se ao facto de esta classe de peso não ter uma regra de expedição. Neste caso, um cliente pode encomendar sem custos de envio.Os clientes poderão sempre encomendar sem problemas; a aplicação não bloqueará uma encomenda no caso de uma configuração incorrecta dos custos de envio.É uma solução fácil: clique no ícone Editar para adicionar um novo custo de envio para esta classe de peso. Os campos de pesos no formulário já estarão definidos com os valores correctos.
Proxima página: Descontos e sobretaxas
- Introdução
- Gestão de produtos
- Configuração da loja online
- Configuração da conta e da loja
- Métodos de pagamento e Prestadores de Serviços de Pagamento
- Facturas e Termos & Condições
- Definição dos custos de envio
- Descontos e sobretaxas
- Registo e transferência de nomes de domínio
- Loja Multilingue
- Ligação a plataformas externas
- Endereços web personalizados
- Gestão de múltiplas webshops (Multishop)
- E-mails automáticos para clientes
- Desenho de um belo layout
- Gestão de encomendas
- Marketing
- Módulos
- Cópias de segurança e exportação de dados
- Email e correio web
- Contas do administrador
- Fotos de alta qualidade
- Autenticação de dois factores
- Etiquetas
- Meta tags - Verificação do site
- Bate-papo ao vivo
- Slideshow
- Análise dos visitantes - Google Analytics
- Filtros
- Ponto de Venda (POS)
- Campos do formulário
- Produtos digitais ou virtuais
- Sistema de reservas Symcalia
- Livro de visitas
- Contactar o helpdesk